Várias pesquisas comprovam que os primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento infantil, é na primeira infância que acontecem as sinapses, por essa razão, a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado, desenvolvendo suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social.
Também, o contato das crianças com outras crianças e com os educadores transforma-se em relações de aprendizado, considerando, que no processo de aprendizagem, a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Em razão disso, o educador deve entender a função do brincar no processo educativo e conduzir a criança ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social.
O período se resume em estar com os outros, é quando “aprendem a ser e a conviver. É a fase do ‘como’: como eu escovo os dentes, como eu lavo as mãos, como eu seguro o lápis, como eu brinco,como eu corro,como eu pulo. Ou seja: ‘como sou’, ‘como devo ser’ e ‘como faço para ser’”, diz Karina Rizek Lopes, coordenadora da Área de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do MEC. “Além do desenvolvimento físico da criança, também acontece o psíquico e o do caráter”, afirma Quézia Bombonatto, vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Embora não seja obrigatório matricular as crianças de até 3 anos, a vaga nas creches é um direito previsto em uma lei que regula a Educação nacional, é a chamada Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Segundo essa legislação, é dever dos municípios, com ajuda dos Estados, garantir creches e pré-escolas públicas para TODAS as crianças.
Para o professor Marcelo Neri, chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, o ensino em creches e pré-escolas deveria ser a prioridade das políticas públicas do país. "As chances de uma criança que teve uma boa educação na primeira infância ser bem sucedida na vida adulta são bem maiores", explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo!!! Deixe aqui seu comentário a respeito do que está lendo.